Pela segunda vez em sua carreira como diretor, Clint Eastwood escolhe uma heroína em seu último filme sobre uma personagem solitária que luta contra um sistema.
Igual à boxeadora interpretada pela atriz Hilary Swank, no filme Menina de Ouro, a mãe solteira que é interpretada por Angelina Jolie recebe vários "golpes" no filme The Changeling, e se defende. Sua briga não é dentro de um ringue, mas sim em um departamento policial corrupto, uma clínica psquiátrica e uma corte judicial aonde ela exige saber apenas uma coisa: O que aconteceu com seu filho.
Basedo em uma história verdadeira que tão incrível, como convincente, o filme de Eastwood se distancia da noção romântica da época mais inocente para revelar a cidade de Los Angeles em 1928, inundada de corrupção e absorta em uma cultura que tratava as mulheres como seres histéricos e nas quais não se podia confiar quando desafiam a sabedoria masculina. Jolie faz uma interepretação poderosa e emocionante de uma mulher tenaz que obtem sua força nas forças que se opõem contra ela. Ela nos faz lembrar que não existe nada mais feroz que uma mãe que protege seu filho.
A combinação de Jolie e Eastwood usualmente significará uma poderosa bilheteria para a Universal Pictures, porém o filme "The Changeling" é um filme dificil de se divulgar já que relata um tema de grande temor a todos os pais, o desaparecimento de um filho. É um filme que trata de uma situação inimaginável na sociedade contemporânea americana.
O desafio da Universal é fazer que os temas do filme se conectem com a audiência que está mais interessada no tipo de corrupção polical que se encontra nos filmes de Scorsese. Em março de 1928, Walter, o fillho de 9 anos de idade de Christine Collins desaparece. Cinco mêses depois, a policia de Los Angeles, pressionada por uma série de crimes não resolvidos, chama a imprensa e entrega, por engano, à Christine um menino que asseguram ser seu filho.
Para evitar a vergonha, o capitão Jones (Jeffrey Donovan) exige que ela leve o menino para um "período de comprovação". Quanto Christine inssiste que a policia local deve encontrar seu filho verdadeiro, Jones faz o que o departamento policial sempre faz com os cidadãos que incomodam: a prende em uma clínica psquiátrica.
Um pastor que apresenta um programa de rádio, Gustav Briegleb (John Malkovich), sugere uma investigação sobre um potencial assassino em série (Jason Butler Harner) e não apenas comprova o ponto de vista de Christine, se não denuncía a polícia, para seu chefe e para o prefeito e meio a um ambiente de revoltas na comunidade que está cansada de viver em um estado policial.
A história, descoberta pelo roteirista, J. Michael Straczynski, nos arquivos e diários da cidade, é um capítulo esquecido que se soma a uma cidade de Los Angeles descrita em "Chinatown" e em "L.A Confidêncial".
Jolie por completo suaimagem de estrela de cinema para encarnar uma mulher cuja confiança que tem em tudo o que conhece é destruída. A atriz pode parecer muito vunerável e decidida ao mesmo tempo. Esta mulher possui uma profundidade que nem ela já explorou. No filme, Eastwood continua o uso de temas incomodos para representar ao invidido uma interminável luta existencialista para fazer o certo.

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